Os bordados brilhosos vieram com tudo em diferentes cores, shapes e estéticas. Destaque para os mini brilhosos da Azzarro, que vieram acompanhados de uma atmosfera disco rocker, e para os futuristas da Balmain e Alexandre Vautier. De volta à realidade, Zuhair Murad e Elie Saab trouxeram versões sexy e elegantes para os bordados com transparências, enquanto Givenchy e Alberta Ferretti apresentaram looks repletos de austeridade e suntuosidade. Assim como a inspiração para o desfile de Elsa Schiaparelli, inspirado na juventude da fundadora da maison, seus vestidos vieram com doses extras de jovialidade e certo futurismo anos 1980.
Além dos brilhos, as plumas também tiveram seu momento de louvor durante a semana de haute couture. Assim como a trend anterior, apareceram em diferentes tonalidades, shapes e estéticas. Alexis Mabille, Valentino e Elie Saab apostaram em tons fortes, que apareceram em diferentes momentos da temporada, enquanto Balmain e Giambattista Valli desfilaram peças imponentes e modernas. Nem mesmo as peças clássicas da Chanel escaparam e trouxeram uma versão mais sóbria da tendência. A casa italiana Giorgio Armani Privé também apostou no shape clássico, que remete à estética melindrosa com cores da década de 1980!
O plissado volta com tudo! E se tem quem acredite que não existe vestido de festa sem tule, a semana de Haute Couture confirma! Até mesmo a Balmain, com suas modelagens ajustadas, apostou no tule plissado cheio de volume! Das modelagens assimétricas de Alberta Ferretti, Giambattista Valli, Zuhair Murad e Elsa Schiaparelli às mais clássicas como Alexis Mabille, Dior e Chanel, ninguém escapou do plissado!
Entre plumas, brilhos e bordados, sua dúvida é qual cor usar no próximo casamento? Rosa! Rosa shock! O tom apareceu em diferentes desfiles e até mesmo os que apostaram no tom de forma mais suave, como Balmain e Giambattista Valli, não deixaram de fora o toque de vivacidade da temporada! Mini ou longo, clássico ou moderno, não interessa, o importante é apostar no rosa! E se a cor parece too much para você, nossa dica é apostar nos acessórios no tom do momento!
Por fim, não dá para pensar nos vestidos sem pensar na modelagem da vez. A semana de Haute Couture decreta que o shape da vez é ajustado ou amplo, desde que trabalhado com tecidos estruturados, com babados, recortes e elementos que tragam a sensação de movimento e feminilidade às fazendas mais rígidas. O visual marcado relembra a década de 1980.
Bags que seguem a tendência